terça-feira, 21 de novembro de 2017

Câncer de Testículo: Autoexame é a melhor forma de prevenção

Os casos de câncer no testículo correspondem a 5% do total de casos de câncer entre os homens, e em 2015 foi responsável pela morte de 359 pessoas. Esses números fazem parte do último levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA). 
Apesar disso, esse tipo de câncer é facilmente curado quando detectado precocemente, principalmente quando realizado o autoexame. Na infância, é importante o exame do pediatra para verificar se a descida dos testículos para a bolsa escrotal (popularmente conhecida como “saco”) ocorreu normalmente.
“O autoexame é muito importante, pois é a melhor forma de prevenção dessa doença. Se você reparar qualquer nódulo no testículo ou anormalidade, procure imediatamente o médico. O testículo não uma região onde deva aparecer absolutamente nada ”, explica o doutor Franz Campos, é chefe do serviço de Urologia do INCA.
O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, que tem o tamanho aproximado ao de uma ervilha. Mas é preciso ficar atento a outras alterações, como aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, nódulos ou endurecimentos, dor imprecisa na parte baixa do abdômen, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos. Em qualquer desses casos, é importante realizar um consulta com um urologista.
Mesmo considerado raro, o câncer de testículo é preocupante porque a maior incidência ocorre em homens em idades entre 15 e 50 anos. Nessa fase, existe chance de ser confundido, ou até mesmo mascarado, por um processo inflamatório ou infeccioso envolvendo o testículo, chamado orquiepididimites – que geralmente é transmitida sexualmente.
O doutor Franz Campos ressalta a importância de ser rápido em buscar uma avaliação médica, caso o homem perceba alguma diferença. “O câncer de testículo tem uma peculiaridade, pois ele vem das células germinativas, que tem poder de duplicação muito rápida. Então é um crescimento acelerado, principalmente da lesão local. Por isso a necessidade de ir imediatamente a um especialista . A detecção precoce e o tratamento rápido podem evitar a perda do testículo ”.
Tratamento
Em caso positivo para câncer, o testículo é extraído, mas a função sexual ou reprodutiva do paciente não é afetada, desde que o outro testículo esteja saudável. O tratamento posterior poderá ser cirúrgico, radioterápico, quimioterápico ou através de controle clínico. A complementação depende de investigação, que avaliará a presença ou a possibilidade de disseminação da doença para outros órgãos.
Autoexame
Para quem ficou em dúvida, deixamos aqui algumas dicas de como realizar o autoexame nos testículos, que deve ser feito todo mês, logo depois de um banho quente - isso porque o calor relaxa o escroto e facilita a observação de quaisquer anormalidades de tamanho, sensibilidade ou densidade.
O que procurar?
• Alteração do tamanho dos testículos;
• sensação de peso no escroto;
• dor imprecisa na parte inferior do abdômen ou na virilha;
• derrame escrotal, caracterizado por líquido no escroto;
• dor ou desconforto no testículo ou escroto.
Como fazer?
• De pé, em frente ao espelho, verifique a existência de alterações em alto relevo na pele do escroto;
• examine cada testículo com as duas mãos;
• posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e o polegar;
• revolva o testículo entre os dedos - você não deve sentir dor ao realizar o exame;
• não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro, isto é normal;
• ache o epidídimo - canal localizado atrás do testículo que coleta e carrega o esperma;
• se você se familiarizar com essa estrutura, não confundirá o epidídimo com uma massa suspeita;
• os tumores malignos são localizados com mais frequência lateralmente aos testículos, mas também podem ser encontrados na porção ventral (parte de baixo dos testículos);



Fonte Blog da Saúde Ministério da Saúde / Reprodução BLOG DA SMSAUDEJC/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário